fbpx

Telefones para Contato

Loja Brás

(11) 2292-8852

Mogi Shopping

(11) 4799-8073

Shopping Continental

(11) 3765-3892

Shopping Frei Caneca

(11) 3214-1535

Saiba onde você está errando no uso da gravata! 

homem utilizando uma gravata em um fundo com elementos gráficos
Texto por Débora Ildefonso

A gravata é um dos acessórios mais antigos no mundo da moda, surgindo de uma adaptação francesa dos lenços utilizados pelos soldados croatas. Desde então, a peça se tornou um item clássico e indispensável quando falamos em trajes formais completos. Com o passar do tempo, a gravata ganhou novos formatos, cores e estampas, sendo que cada um combina com determinadas situações e combinações.

Errar na combinação e na situação de uso da gravata é um problema gravíssimo para o mundo da moda. Além disso, se sua intenção é ser estiloso e elegante, é preciso acertar na gravata para que seu visual esteja, de fato, completo. Para que você não passe por isso, vamos te dar algumas dicas para utilizar as gravatas mais conhecidas da forma perfeita.

 

Gravata Tradicional

Vamos começar pela gravata mais comum: a tradicional. A peça é vendida por diversas lojas, especializadas ou não. A gravata tradicional possui de 7 a 9 cm de largura, sendo frequentemente utilizada para complementar o terno. Esse modelo possui muitas cores e estampas e sua utilização em relação a esses detalhes fica de acordo com o gosto pessoal de cada um.

Porém, é importante ficar atento ao tipo de nó da gravata tradicional para que apenas a ponta do acessório fique encostada no cinto. A atenção é para que a peça não fique muito curta ou muito longa. Uma dica é utilizar esse tipo de gravata com roupas mais ajustadas ao corpo, para que ela se destaque em sua largura.

 

Gravata Slim

Trata-se de um modelo bem próximo do tradicional, porém mais fina e moderna. A gravata slim possui entre 4 e 6 cm de largura e também costuma ser utilizada com terno, porém é facilmente usada apenas com a camisa social.

Assim como a gravata tradicional, combina com o ambiente corporativo, porém quando se trata de um ambiente extremamente formal, opte pela tradicional. Quando utilizar uma gravata slim, opte por um terno do mesmo modelo ou o acessório ficará desproporcional e a combinação ao invés de elegante, fica estranha.

 

Gravata Borboleta

Esse modelo é o mais específico dos três, sendo de alto padrão e formalidade. A peça é conhecida por sua utilização em casamentos, formaturas e eventos de gala. Tradicionalmente, utiliza-se a gravata borboleta preta com o smoking da mesma cor. Porém, essa combinação pode variar, de acordo com o look pretendido para a ocasião.

Na moda atual, a gravata borboleta é um item quase informal, por isso não é incomum ver homens utilizando a peça em encontros com os amigos e eventos casuais. E o acessório combina muito bem com essas confraternizações. Só não recomendamos o uso da gravata borboleta em ambientes corporativos, uma vez que a gravata tradicional deve ser sempre a opção nesse caso.

Existem outros tipos de gravatas como Ponta Reta, Ascot e Laço de Lobo, porém, as mais tradicionais e utilizadas são essas. Descobriu se estava errando na utilização de alguma delas? A Boschini te ajuda com as melhores opções!